O Cinquentenário de Formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Turma de Aspirantes de 1973 foi celebrado, em grande estilo. No período de 14 a 21 de dezembro de 2023, 23 concludentes do CFO, declarados Aspirantes a Oficial, em 13 de dezembro de 1973, participaram das atividades celebrativas. A primeira delas foi o plantio de um Ipê Amarelo, seguido por uma visita à Escola de Formação e Oficiais (EFO) e a Celebração de Ações de Graças na Capela Sedes Sapientiae.
No Clube dos Oficiais Militares Mineiros (COMM), realizou-se, naquela noite, a atividade do Agraciamento da Medalha Coronel José Vargas da Silva, concedida aos Oficiais veteranos da Turma de 1973, mediante Ato assinado pelo Governador Romeu Zema. A presidência coube ao Comandante-Geral de Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) — Coronel Rodrigo Piasi Nascimento —, representado pelo pelo Chefe do Estado-Maior da PMMG — Coronel PM Marcelo Ramos de Oliveira. Participaram da solenidade comemorativa, o Comandante do Comando Especializado de Bombeiros — Coronel BM Moisés Magalhães de Sousa — representando o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais — Coronel BM Erlon Dias do Nascimento Botelho — e vários oficiais do Alto Comando da PMMG e da Academia da Polícia Militar do Prado Mineiro.
O Plantio do Ipê Amarelo
As imagens abaixo mostram os momentos alegres vivenciados pelos Aspirantes de 1973, durante o plantio da árvore-representativa da Turma. O Ipê Amarelo foi a árvore escolhida para representar a Turma de Aspirantes de 1973. O Coronel Veterano Jésus Damaceno Vieira, representando seus colegas, destacou as qualidades daquela árvore. O Subcomandante da APM e representante do Comandante da Unidade Escolar — Coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares —, Tenente-Coronel Caiubi Fernandes de Matos Júnior, destacou a importância da APM e do plantio da árvore na vida dos militares que por lá passaram, passam e passarão.
A Medalha Coronel José Vargas da Silva
Ato de concessão da Medalha
Entre os Atos do Governador de Minas Gerais, publicados no Diário Oficial do Estado, de 21/12/23, na página 3, encontra-se aquele que concede a Medalha Coronel José Vargas Filho. Foram agraciados com a Insigne Comenda os 40 oficiais veteranos da Turma de Aspirantes de 1973. Desses, 33 são da PMMG, 2 do CBM-MG, 5 da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), 1 da Polícia Militar do Mato Grosso (PMMT)e 1 da Polícia Militar do Pará (PMPA).
Momento do Agraciamento
A cerimônia policial e bombeiro-militar do agraciamento aos Aspirantes da Turma de 1973, foi conduzida pelo Chefe do Estado-Maior da PMMG — Coronel PM Marcelo Ramos de Oliveira —, representando o Comandante-Geral da PMMG. Na chamada feita pelo Coronel Marcelo, os Aspirantes da Turma de 1973 presentes responderam “Pronto”, à chamada individual, e, de forma coletiva, responderam, em uníssono, por aqueles que deixaram este mundo.
Homenagens e Agradecimentos
Foram homenageados, pela Turma dos Aspirantes de 1973, os Chefes de Cursos do Primeiro Ano — da Turmas “A”e “B” — do CFO. Receberam as homenagens, O Coronel Veterano Sebastião Carlos Lopes (pós-morte) e Senhora e o Coronel Veterano Roberto Soares Terra e Senhora. As viúvas dos 18 colegas falecidos foram homenageadas, na pessoa da Senhora Ana Maria de Oliveira Souza. Os agradecimentos dos Aspirantes de 1973 foram manifestados pelo Coronel veterano Isaac de Oliveira e Souza.
Encerramento
O Chefe do Estado-Maior da PMMG — Coronel PM Marcelo Ramos de Oliveira —, representando o Comandante-Geral da PMMG, em suas palavras finais, justificou a ausência do representado, que cumpria uma Agenda Oficial do Governo do Estado. Cumprimentou os Aspirantes da Turma de 1973, destacando seus feitos às respectivas Instituições Militares Estaduais. Despediu-se da audiência prevista no auditório do COMM e encerrou a sessão solene.
Assista ao vídeo da Cerimônia realizada no COMM e publicado pela PMMG.
Com as informações e imagens da DCO-PMMG e P5-APM.